"Se vi mais longe foi por estar sobre os ombros de gigantes"
Isaac Newton
Página inicial

Joana Gonçalves Sá

Para além de coordenadora do PGCD, Joana Gonçalves de Sá é investigadora independente no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC). Licenciou-se em Engenharia Física Tecnológia pelo Instituto Superior Técnico, Lisboa, tendo trabalhado em projectos na interface entre a matemática, a física e a biologia. Em 2003 entrou para o Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina e desenvolveu a sua tese de doutoramento na Universidade de Harvard, nos EUA.

No IGC, o seu grupo de investigação dedica-se a tentar perceber como utilizar o método científico, incluindo técnicas experimentais e computacionais, para melhorar o processo decisório, principalmente em política. Gostava muito de descobrir como se desenvolve uma sociedade mais crítica e participativa.

Patrícia Beldade

A Patrícia Beldade é a nova coordenadora científica do PGCD, estando responsável pela organização do programa curricular da primeira fase do PGCD e do seguimento dos alunos durante a segunda fase. A Patrícia é licenciada em Biologia (Universidade de Lisboa, Portugal) e doutorada em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento (Universidade de Leiden, Holanda). Fez o doutoramento enquanto aluna do programa de doutoramento do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).

Depois de um post-doc na Universidade da Califórnia em Irvine (EUA) e de 6 anos de docência na Universidade de Leiden, a Patrícia voltou para Portugal e veio dirigir um grupo de investigação no IGC. O seu trabalho integra conceitos e abordagens de várias disciplinas (evolução, desenvolvimento, ecologia e genética) para investigar os mecanismos que explicam as diferenças inter-individuais dentro e entre espécies. Desde 2016 que a Patrícia está também associada à Universidade de Toulouse (França) para onde o seu grupo de investigação se vai transferir.

Carla Semedo

Carla Semedo é natural de Cabo Verde e tem grande interesse pelo estudo de políticas e acções de cooperação que visam ajudar os países em desenvolvimento, principalmente no campo científico e tecnológico.

Licenciou-se em 2007 em Relações Internacionais, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra tendo concluído em 2013 o Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, no Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa. Em 2012 começou a trabalhar no Instituto Gulbenkian de Ciência como Assistente do PGCD e desde Janeiro de 2014 regressou a Cabo Verde para coordenar localmente as actividades do PGCD.

Inês Maciel

Inês Maciel é licenciada em línguas pela Universidade do Porto e mestre em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu o seu interesse por áreas como Diplomacia e Cooperação Internacional. Juntou-se ao PGCD em 2015 como assistente do programa no Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras.