"O mais importante na ciência não é encontrar novos factos, mas sim descobrir novas maneiras de pensar sobre eles"
William Lawrence Bragg
Página inicial

PALOP e Timor-Leste

 

Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) são Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Para além de uma história em comum e da língua portuguesa, estes cinco países partilham elevados níveis de pobreza (são considerados como países de rendimento baixo ou médio-baixo pela ONU) e têm uma necessidade expressa e urgente de formação de recursos humanos, em particular nas engenharias e ciências da vida, necessidade agravada pela presença endémica ou pontual de diversas doenças associadas aos trópicos. E dentro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa estes problemas estendem-se também a Timor-Leste, um dos países mais jovens do mundo.

Gozando de  extensas costas marítimas, solos ricos e uma população muito jovem, os PALOP e Timor-Leste têm todo o potencial para conseguirem um desenvolvimento sustentável a médio prazo. Uma nova geração, treinada para a investigação e educação nas ciências da vida, em áreas tão estratégicas como a saúde, as pescas ou agricultura, poderá fazer parte desta mudança.